MARACANAÚ – Estudo aponta a cidade entre as mais desenvolvidas do País

Notícias |

Maracanaú é destaque regional e nacional em desenvolvimento social, econômico e infraestrutura, sendo a única cidade do Ceará a figurar entre as melhores do País

Estudo da consultoria Urban Systems aponta Maracanaú como a quinta cidade do País e a primeira do Nordeste, em desenvolvimento social. O trabalho mostra as melhores cidades brasileiras para os negócios, apresentando os rankings de desenvolvimento social, de infraestrutura, de capital humano e de desenvolvimento econômico.

Na área social, o Município de Maracanaú ficou atrás apenas de Rio das Ostras (RJ) e de três outras cidades mineiras: Conselheiro Lafaiete, Ibirité e Divinópolis. E obteve posição de evidência em desenvolvimento econômico no Brasil, sendo a primeira do Ceará, inclusive à frente da capital Fortaleza. Foi ainda a terceira melhor do Nordeste e a 17ª do País. Conquistou ainda o segundo lugar em infraestrutura no Ceará, ocupando a respeitável oitava posição no Nordeste e 27ª do País.

O levantamento da Urban System, publicada pela revista Exame, apresenta Maracanaú como a segunda melhor cidade para negócios no Ceará, a 14ª do Nordeste e a 144ª do País. O estudo, denominado Índice de Qualidade Mercadológica (IGM), analisou os 293 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, que respondem por 71% do Produto Interno Bruto (PIB).

Uma espécie de grupo de elite responsável pelas riquezas geradas pelo Brasil. Além da força para receber negócios, a pesquisa apresentou os rankings de desenvolvimento social, infraestrutura, capital humano e desenvolvimento econômico.

Reconhecimento

O prefeito Firmo Camurça diz que Maracanaú é referência em desenvolvimento social, econômico, de infraestrutura e negócios no Brasil e destaca outras premiações que o Município vem recebendo. “É o reconhecimento do trabalho que vimos fazendo nos últimos anos e mostra que estamos no caminho certo”, comenta.

Segundo ele o município sedia o maior polo industrial do Estado e vem trabalhando na revitalização e em ações que ajudam a melhorar o trabalho do setor produtivo e a qualidade de vida.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maracanaú, Antônio Filho, o crescimento da economia maracanauense puxou o desenvolvimento social. “Em 2011, o PIB do comércio superou o da indústria e com a atração de novos investimentos a oferta de empregos cresceu muito”, diz, observando que a Prefeitura pede às empresas que se instalam em Maracanaú que 80% da mão de obra utilizada seja do Município. Em paralelo, trabalha-se muito na qualificação em parceria com entidades e institutos especializados como o Senai e o Instituto Federal Educação do Ceará (IFCE).

A secretária de Assistência Social, Glauciane de Oliveira, reforça que são várias ações integradas nas áreas de saúde, educação e trabalho que fizeram o Município se destacar. “Tivemos um grande impulso na parte de segurança alimentar com a implantação e consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e nos serviços e programas para erradicar a pobreza, melhorar a qualidade de vida da população e reduzir as desigualdades sociais.

O prefeito Firmo Camurça cita que o projeto Rede de Segurança Alimentar e Nutricional obteve o terceiro lugar no Brasil, na quinta edição dos Objetivos do Milênio. A escola José Dantas Sobrinho, alcançou o segundo lugar no País em educação inclusiva. Comenta também que o Hospital da Mulher de Maracanaú foi escolhido, pelo Congresso Nacional, para receber o prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, como referência pelo trabalho (parto humanizado)

FONTE: JORNAL O POVO