São Gonçalo busca investir em infraestrutura

Notícias |

Obras de saneamento, abastecimento hídrico e infraestrutura darão suporte aos avanços esperados pela cidade

Experimentando um desenvolvimento promissor desde a criação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), o município de São Gonçalo do Amarante, a 59 Km de Fortaleza, vem realizando investimentos e melhorias que devem garantir estrutura física e social à altura dos avanços que a cidade almeja para os próximos anos.

“Em 2013, trabalhamos na captação de recursos para desenvolver obras esse ano e em 2015, no intuito de preparar a cidade para o crescimento”, explica o prefeito do município, Cláudio Pinho. De acordo com o gestor, há cerca de três meses tiveram início as obras de saneamento e abastecimento de água para a região da Taíba, realizadas com recursos estaduais. Outra obra de saneamento está prevista para o distrito de Croatá e já tem aprovado recurso de R$ 21 milhões, com parte desse montante cedido pelo governo federal.

Os projetos para a construção de um centro de eventos na cidade e a urbanização da Lagoa da Prejubaca, segundo Pinho, também já possuem recursos aprovados com a Caixa, e devem ser liberados até agosto deste ano. “Também estamos desenvolvendo um projeto para construir uma nova adutora para abastecer a cidade, captando água do Eixão das Águas, nos interligando com todo o sistema hídrico do Estado”, acrescenta o prefeito.

Planejamento da cidade

As melhorias em curso no município incluem a implementação do Plano Diretor de São Gonçalo do Amarante, criado do ano passado, e alinhado às diretrizes de desenvolvimento do Cipp. Um dos destaques do planejamento, segundo o prefeito, é a criação de dois distritos industriais, um na sede do município, e outro na localidade de Croatá, distante 40 Km do porto do Pecém.

“A nossa ideia é, com a criação desses distritos, levar o desenvolvimento para outras regiões do município, e trazer qualidade de vida e mobilidade aos trabalhadores, com a filosofia de ter indústrias dentro dos bairros”, afirma o gestor.

Lançamento de estudo

O perfil econômico e social de São Gonçalo do Amarante e também de Caucaia, municípios sob influência do Cipp, integram o “Cenário Atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém”, estudo elaborado pela Assembleia Legislativa (AL-CE). O material é lançado hoje, às 16h, no Plenário 13 de Maio, da AL.

A segunda fase do estudo, que será coordenada pelo presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, inclui a elaboração de uma agenda que viabilize a execução das políticas cridas durante a pesquisa. “A partir de agora, pretendemos consolidar um planejamento estratégico pra região. O crescimento do Cipp tem impacto positivo em todo o Ceará, mas é fundamental encaminhar ações de governança para organizar e potencializar esse desenvolvimento”, afirma Pereira.

FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE