Abad-2015 reúne atacadistas em Fortaleza

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Responsável por um setor formado por atacadistas e distribuidores que registraram, no ano passado, um faturamento de R$ 211,8 bilhões, movimentando 51,7% do segmento mercearil do País, será realizada em Fortaleza, a partir de segunda-feira (3), a 35ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor (Abad-2015). A convenção é o maior encontro de negócios do segmento na América Latina, onde profissionais da cadeia de abastecimento encontram produtos, equipamentos e serviços que geram inúmeras oportunidades de negócios. Afinal, o setor atende a mais de 1 milhão de pontos de venda, em todos os 5.570 municípios brasileiros. Além disso, também responde pela geração de mais de 300 mil empregos diretos e cerca de cinco milhões de indiretos, por meio de seus clientes varejistas.

Com quatro dias de duração, trata-se do local ideal para conhecer lançamentos e novas tendências. É, também, a melhor oportunidade para estreitar relacionamento e fechar parcerias com integrantes da cadeia de abastecimento nacional, incluindo agentes de distribuição, palestrantes, fornecedores do setor e indústria, com destaque para fabricantes de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, limpeza, candies, artigos de bazar, entre outros. Promovido pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), em parceria com a Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Acad), o encontro será realizado no Centro de Eventos do Ceará (CEC), até quinta (6).

Internacional

A Abad oferece, ainda, diversos serviços que visam à segurança e comodidade dos profissionais que comparecem ao evento, como transporte gratuito entre os hotéis e o pavilhão de exposição. Frequentada por um público de alto poder de decisão, a Convenção Anual do Atacadista Distribuidor é um evento internacionalmente reconhecido, focado em negócios, relacionamento e resultados. Tanto que, na edição anterior, 57% do público visitante era formado por presidentes, diretores e gerentes de grandes empresas nacionais e do exterior.

A Convenção Anual da Abad reúne um público altamente qualificado, composto por profissionais com poder de decisão dentro das empresas e que comparecem ao evento predispostos a negociar e fechar contratos. Essa característica faz do evento uma grande vitrine para o lançamento de produtos, com excelente retorno para os expositores e de alto interesse para os visitantes. Com mais de 20 mil visitações, a edição de 2014, realizada em Curitiba, recebeu agentes de distribuição de todo o País, que buscavam conhecer lançamentos e realizar bons negócios com os quase 200 expositores.

Compareceram caravanas das 27 filiadas estaduais da Abad, além de visitantes oriundos do Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e Argentina. O volume de negócios gerado pela Abad-2014, devido às negociações iniciadas entre compradores e indústrias, foi estimado em R$ 20 bilhões, cerca de 10% do faturamento anual do setor. Além disso, a feira gerou negócios para 69% dos visitantes, enquanto 74% dos expositores ressaltaram que o evento atendeu às expectativas.

Crescimento

O setor atacadista distribuidor vem apresentando, há mais de uma década, crescimento contínuo e acima do resultado do PIB nacional, sendo responsável, há dez anos consecutivos, por mais da metade de tudo o que é comercializado no setor mercearil brasileiro. Um setor forte e altamente capilarizado, que realiza um trabalho de grande importância econômica e com relevante papel social, abastecendo as regiões mais remotas do Brasil com produtos essenciais como alimentos, artigos de higiene pessoal e produtos de limpeza doméstica, entre tantos outros. Dessa forma, as empresas do setor atuam em forte parceria com a indústria de bens de consumo e com o pequeno e médio varejo.

Tecnologia também vai propiciar mais lucros
A Abad-2015 também trará vários serviços. O Agile Promoter, software desenvolvido pela Involves Tecnologia, é utilizado pela área de trade marketing de grandes empresas. Ele permite que os promotores registrem, diariamente, o horário de entrada e saída no trabalho, incluindo o tempo de intervalo, com o uso de smartphones, gerando maior segurança trabalhista e evitando passivos futuros.
Na prática, a Bio Capilar, distribuidora da Bio Extratus em Fortaleza, está colhendo os frutos de um investimento em tecnologia. “Em 2013, antes de fechar com o Agile, estávamos com um déficit de 2,5%. Em 2014, com a operação do software, obtivemos um crescimento de 4,5%. O ano de 2015 já nos apresenta uma expansão de 25%”, disse o gerente Demóstenes Martins.
Já o software Meus Pedidos agiliza o processo comercial, desde a organização da carteira de clientes até a emissão de pedidos. Isso é possível graças à capacidade de colocar, na mesma plataforma, tanto representantes quanto distribuidores e indústrias de diversos segmentos, como alimentos e bebidas, manufatura têxtil e produtos para casa.
Pesquisa feita com mais de mil usuários do software apontou que a tecnologia permite uma economia de até 7,2 horas de trabalho por semana. O levantamento mostrou, também, que 75% dos clientes afirmaram ter registrado um crescimento médio de 29% após a utilização o sistema.

FONTE: O ESTADO