Atacadistas abrem convenção do setor na capital cearense

Notícias |

A 35ª Convenção Anual do Atacadista e Distribuidor – Abad-2015 Fortaleza foi iniciada, ontem, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). A abertura contou com cerca de duas mil pessoas, entre autoridades, agentes de distribuição e representantes de diversos setores da economia brasileira. Pela manhã, o presidente da Abad, José do Egito, recebeu a imprensa para uma coletiva, juntamente com o presidente da Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Estivas (Acad), Jocélio Parente, quando foram tratados de diversos temas inerentes ao setor. Também participaram do evento dirigentes do comércio nacional, como Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

O presidente José do Egito apresentou os números de desempenho do setor atacadista e distribuidor no primeiro semestre deste ano, que registrou um recuo de 9,58% na comparação com semelhante período de 2014. Apesar disso, espera-se uma recuperação a partir do mês passado, até o fim do ano, período em que o comércio, tradicionalmente, apresenta melhor desempenho, especialmente no caso dos produtos mercearis, que correspondem às necessidades básicas das famílias. “A melhor saída para tempos difíceis está dentro das empresas, onde é possível racionalizar custos e aperfeiçoar processos. E na relação entre belas e seus parceiros de negócios, com o aproveitamento de novas oportunidades de mercado, que sempre surgem, apesar do baixo desempenho econômico”, asseverou.

Integridade

Após o corte da fita, o presidente José do Egito convidou as autoridades presentes para abertura oficial da Convenção, que comporta uma feira com 150 expositores, dos mais variados setores como alimentício, limpeza, logística, transporte, serviços, dentre outros. A expectativa dos organizadores é que a feira deverá atrair mais de 30 mil visitantes, durante os quatro dias. No período da tarde, a palestra inaugural da Convenção contou com a participação do ministro Joaquim Barbosa, que falou sobre “Ética nos negócios e na vida pública”. O jurista fez uma análise das origens da corrupção no País. E apontou caminhos pelos quais a sociedade pode fomentar o fortalecimento da cidadania. Ele também citou a grande evolução do Poder Judiciário brasileiro, nas últimas décadas, e mostrou-se otimista quanto ao surgimento de uma nova cultura baseada em valores importantes, como integridade e honestidade.

Em seguida, os presidentes da Abad e Acad receberam o governador Camilo Santana, para que fosse realizada a sessão solene de abertura da Convenção. Em seu discurso, o governador ressaltou a importância do evento para o Estado e as oportunidades que podem ser geradas a partir desse encontro. “É importante destacar o potencial das rodadas de negócios que os empresários terão, durante os quatro dias de evento”, disse. Vale salientar que o setor atacadista nacional teve faturamento de R$ 211,8 bilhões no ano passado; responde por 57% do mercado mercearil brasileiro, atendendo a mais de um milhão de pontos de venda e empregando mais de 350 mil colaboradores.

Empresa do Ceará faz-se presente com a nova linha

A Cigel Industrial apresentará ao mercado de cosméticos e higiene pessoal novidades em seu portfólio durante a Abad-2015. A empresa fechou 2014 com 18% de crescimento e conta, hoje, com uma capacidade de produção de 600 toneladas de produtos/mês. Possui também uma unidade para fabricação das próprias embalagens plásticas, tendo mais poder de inovação e de redução de custos. O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos movimenta cerca de R$ 101,7 bilhões em faturamento anual no Brasil, que já é considerado o terceiro maior consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão.

Serão apresentados os cinco itens da linha Alyne dedicados às mãos, como removedores de esmalte, óleo de banana e amolecedores de cutículas. Outras novidades apresentadas na feira são o sabonete Antiodores Aseplyne do Chef, com fragrância de verbena, para neutralizar odores provenientes de alimentos e o Aseplyne BioSpa, que possui ação antibacteriana e cuida da pele. “A Cigel vem aprimorando cada vez mais a qualidade dos produtos e dando a oportunidade aos consumidores de economizarem nos gastos com produtos pessoais e de beleza. Hoje oferecemos mais de 150 produtos ao consumidor. Nossa empresa sempre acreditou que poderia ser referência em qualidade e preço acessível. Esta crise em que o Brasil passa só veio comprovar que estamos no caminho certo”, disse Paulo Gurgel, presidente da empresa.

FONTE:O ESTADO