Instalações de energia solar em telhados entram no radar do governo e do BNDES

Notícias |

O mercado para implantação de placas solares em telhados começa a chamar a atenção do governo brasileiro, com planos do Ministério de Minas e Energia de incentivar essa modalidade e estudos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre como financiar instalações do tipo, que ganham cada vez mais espaço na Europa e nos Estados Unidos.

“Vemos, e isso é muito certo, um crescimento muito, muito grande da geração distribuí­da solar… a partir de quando tiver um mecanismo de financiamento disso para o consumidor, esse vai ser um mercado que vai explodir no Brasil, não tenho dúvida nenhuma”, disse nesta segunda-feira (31) o presidente da estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, durante evento em São Paulo.

No mesmo seminário, a superintendente de infraestrutura do BNDES, Nelson Siffert, confirmou que o banco estuda oferecer apoio a esse segmento por meio do Cartão BNDES, pelo qual micro, pequenas e médias empresas têm acesso a crédito pré-aprovado do banco no valor de até 1 milhão de reais, com taxa de juros pré-fixada e parcelamento em até 48 meses.

“Imaginamos em breve colocar entre os itens financiáveis pelo Cartão BNDES o painel fotovoltaico. O que imaginamos no banco é que à medida em que essa indústria se desenvolver, você pode colocar produtos automáticos, que permitam ao pequeno comerciante, à pequena indústria, investir na geração fotovoltaica”, disse Siffert a jornalistas.

Diversas empresas já se movimentam de olho nesse mercado.

A Alsol, uma start-up apoiada pelo Grupo Algar, tem oferecido um serviço gratuito, por meio do aplicativo para celulares WhatsApp, para que qualquer pessoa possa verificar o potencial de geração solar de seu telhado. Basta enviar uma foto da conta de energia, que a empresa faz os cálculos com base na localização, obtida pelo GPS do aplicativo, e em bancos de dados próprios sobre os ní­veis de irradiação solar.

Segundo o Instituto Ideal, que tem como objetivo incentivar fontes limpas de energia na América Latina, a elevação das tarifas da conta de luz neste ano faz com que instalar placas solares já seja um bom negócio em quase 75% dos estados brasileiros.

“Nada nos mostra que isso vão se reverter. As tarifas vão continuar sendo reajustadas, enquanto os equipamentos fotovoltaicos vão seguir em curva decrescente de custo no mundo todo, o que vai tornar esse mercado bastante competitivo e atraente”, disse o presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE