O Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Shopping Centers, sediado em Fortaleza, discutiu os principais indicadores econômicos do setor, além de divulgar o lançamento de novos shoppings
Até março de 2013, cinco shopping centers serão instalados no Nordeste. Desses, dois estarão no estado do Ceará: em Fortaleza e Sobral. Esses investimentos na região estão ocorrendo pelo desenvolvimento que o Nordeste vem mostrando na sua atividade econômica, por exemplo, em 2011, segundo dados do Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste cresceu 4,4% e o PIB brasileiro cresceu 2,7%.
Para discutir os aspectos dos shoppings, Fortaleza sediou ontem, pela primeira vez, o Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que tratou o tema “Aspectos Jurídicos em Shopping Centers”. Dois advogados foram convidados para esclarecer dúvidas para os 51 sócios presentes.
O Nordeste possui 58 shoppings, representando 14% do número total no Brasil. Desses, 11 são instalados no Ceará e nove localizados em Fortaleza. A região Norte apresentou o menor número de shoppings, apenas 17, representando 3,9% da parcela. E a região Sudeste apresenta o maior número, sendo 243 shoppings ou 55,4%.
Para Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce, esse crescimento é muito positivo, mas ainda é pouco em relação aos outros países. “O Brasil ainda é carente em relação aos shoppings, representando 18% do mercado. Nos Estados Unidos, os shoppings representam 70%, no Canadá 50% e no Japão 40%”, diz.
Em 2012, oito shoppings foram inaugurados no Brasil e a expectativa é de que sejam inaugurados 28 até o fim do ano, pulando para 43 empreendimentos em 2013.
Em março de 2012 as vendas em shoppings cresceram 14% em relação do ano anterior, faturando em 2011, R$ 108 bilhões, e empregando 775 mil pessoas, de acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
No primeiro trimestre de 2012, as vendas nos shoppings aumentaram 11,62% em relação ao ano anterior. A expectativa é de que o faturamento aumente em 12%, chegando a R$ 122 bilhões.
O consumidor
Outro fator que foi observado nas pesquisas é que o frequentador de shopping se sente seguro ao realizar as atividades no empreendimento, que possui temperatura invariável e muitas opções de serviços. “Nós estamos sempre atualizando nossas pesquisas para saber o que o consumidor quer, para assim tentarmos realizar”, complementa Veiga.
Dos 430 empreendimentos em operação no Brasil, 253 estão filiados à Abrasce, que há 35 anos atua dando suporte e assessoria aos empresários, como palestras, pesquisas, cursos e publicidade.
De 15 a 17 de outubro, ocorre, em São Paulo, o 12° Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Em abril de 2013, o Ceará ganhará mais três shopping centers. São eles: Shopping Juazeiro, em Juazeiro do Norte; Messejana Shopping e Shopping Parangaba, em Fortaleza. Juntos, vão somar 59 mil m² de área para lojas.
SERVIÇO
Confira a lista dos shoppings
Site: www.portaldoshopping.com.br
Saiba mais
A pesquisa encomendada pela Abrasce comprovou que o perfil do consumidor e frequentador de shopping aumenta nos dias de sábado, representando 24% do faturamento total.
É seguido da sexta-feira, que representa 16%. Quase metade do faturamento está presente nesses dois dias.
As classes sociais predominantes continuam sendo as classes A e B, representando 56% dos visitantes. As classes C e D tiveram uma participação maior neste ano. Juntas, somaram 44% total dos visitantes.
O domingo é considerado o terceiro maior dia de faturamento e quase 93% dos shoppings abrem nesse dia. O tráfego mensal de pessoas foi de 376 milhões.
Fonte: Jornal O povo