Crescimento de exportações foi o segundo maior do NE

Notícias |

As exportações da Capital cearense alcançaram a marca de US$ 348,6 milhões, em 2010, segundo a pesquisa divulgada pelo Ipece. Esse crescimento foi o 12º maior do País e o segundo dentro da Região Nordeste.

No ano passado, Fortaleza reduziu sua participação para 24,8% do total exportado pelo Ceará, provocando uma leve desconcentração das exportações do Estado. Quando se compara as capitais mais populosas do Brasil, Fortaleza passa a ocupar a 3ª colocação, com maior valor exportado. Os principais destinos das exportações cearenses foram Estados Unidos, (49,29%), Santa Lúcia – no Caribe (7,61%), Holanda (4,91%) e Argentina (1,75%).

Em 2006, Fortaleza exportou principalmente castanha de caju (45,2%), seguida pelas vendas de consumo de bordo – combustível e lubrificante para navios e aviões (17,8%), ceras vegetais (4,8%), camarões (4,13%) e lagostas (3,46%).

O surgimento de novos e importantes produtos na pauta das exportações de Fortaleza explica, em parte, a expansão nas vendas externas da Capital.

O valor exportado é considerado bastante expressivo. Mas para Alexsandro Lira Cavalcante, um dos elaboradores do estudo, Fortaleza precisa de mais incentivo para aumentar a conectividade com o resto do mundo.

Fonte: Jornal O povo