Encontro reúne empresários cearenses

Notícias |

Preparar empresas, pessoas e a academia cearense trazendo conceitos e boas práticas por meio da disseminação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Esse foi um dos maiores objetivos do encontro entre cerca de 50 empresários e líderes das duas instituições, realizado na noite de ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O encontro promoveu a discussão de questões como a sustentabilidade das organizações, o futuro dos modelos de gestão e o papel dos empresários e do governo para a competitividade do País.

Para o superintendente-geral da FNQ, Jairo Martins, é preciso “aproveitar o momento em que o Brasil está passando hoje, com oportunidades e fortalecer os movimentos estaduais”, como o Movimento Ceará Competitivo (MCC), que mobiliza a capacitação e a melhoria na qualidade para a competitividade das organizações do Estado. “Queremos preparar não só as empresas, mas a academia, e fazer com que elas qualifiquem as pequenas empresas para que elas atuem como fornecedoras de grandes cadeias produtivas. Normalmente, os grandes empreendimentos instalados no Ceará precisam de fornecedores locais, só que, às vezes, o Estado não está preparado para isso”, afirma Jairo.

Academia

Jairo afirma ainda que as instituições de apoio pretendem firmar também parcerias com as universidades cearenses “de tal forma que o modelo de gestão esteja dentro dos cursos acadêmicos”.

Para implementar de forma concreta as orientações do modelo de gestão elaborado pela FNQ, segundo Jairo, é preciso que haja um comprometimento do empresariado local. “Depois é possível desenvolver um programa aproveitando até mesmo a estrutura que o Sebrae disponibiliza”, completa.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste