Mercado de peças feitas previamente cresce no CE

Notícias |

Vivendo uma fase de crescimento do setor de construção civil, surge no Ceará a necessidade de executar grandes obras, a exemplo de shoppings centers, em prazos menores. Para solucionar essa questão, o setor da construção civil tem se industrializado, utilizando, para tal, a tecnologia dos pré-fabricados de concreto.

O uso de peças pré-fabricadas de concreto é uma tendência na montagem da estrutura de shoppings. “Essa técnica tem sido largamente utilizada em construções de grande complexidade e que exigem maior rapidez, já que é capaz de reduzir o tempo médio da construção em até 30%”, afirma José Almeida, presidente da T&A Pré-Fabricados.

Outro benefício é a alta precisão das dimensões das peças, produzidas de acordo com o projeto de cada empreendimento, que também reduz a quantidade de operários e entulhos no canteiro de obras.

No Ceará, quatro centros de compras estão sendo montados com essa tecnologia. Um deles é o Shopping Parangaba, em Fortaleza, cuja área é de mais de 45 mil metros quadrados. A inauguração do empreendimento está prevista para novembro.

Ainda na capital, no bairro do Papicu, há o RioMar Shoppping Fortaleza, cuja construção foi anunciada em junho deste ano. Com 445 lojas, será o primeiro centro de compras do Grupo JCPM no Ceará. Outro empreendimento é o North Shopping Parangaba, de aproximadamente 56 mil metros quadrados, a ser instalado no terreno que pertencia ao Jóquei Clube.

O Shopping Juazeiro, localizado na cidade de mesmo nome, também está em fase de execução. Com aproximadamente 25 mil metros quadrados, o espaço será um complexo com duas torres, que acomodarão um hotel e um empresarial.

O mercado de shoppings centers tem sido um dos grandes nichos da T&A. Somente para a construção do RioMar Shopping Fortaleza, a fábrica do Ceará, situada em Maracanaú, vai ter sua capacidade de produção de lajes alveolares ampliada em 50%, e a de vigas em 25%.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste