Mercado mantém expectativa

Notícias |

Brasília. Nada mudou nas estimativas do mercado financeiro para o comportamento do juro básico da economia, a taxa Selic, na primeira pesquisa Focus após a divulgação, na semana passada, da ata da reunião de julho do Comitê de Política Monetária (Copom). De acordo com o levantamento, o mercado manteve a previsão de que o ciclo de corte de juro terminará em agosto, com a taxa em 7,5% ao ano.

Segundo o levantamento divulgado ontem, a mediana das estimativas aponta para corte de 0,5 ponto porcentual no próximo mês, o que levaria a taxa Selic para 7,5%. A partir daí, sem novos cortes, a taxa seguiria nesse patamar até o fim do ano.

Para 2013, analistas esperam a volta do aumento do juro para conter a inflação. Pelas previsões coletadas pelo levantamento, a taxa Selic deve terminar o próximo ano em 8,5%, o que indica aumento de 1 ponto porcentual no decorrer de 2013, mesma estimativa observada na pesquisa da semana passada.

A pesquisa mostra manutenção das expectativas para o juro médio neste ano em 8,53% pela quinta semana seguida. Para 2013, a expectativa da Selic média seguiu em 7,88%, ante 8,17% observados há um mês.

Câmbio

O mercado financeiro manteve todas as estimativas para o comportamento do dólar nos próximos meses na pesquisa Focus realizada pelo Banco Central. A mediana das expectativas para a taxa no fim deste ano seguiu em R$ 1,95 pela quinta semana.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste