Área da engenharia tem maior nível de desenvolvimento no País

Notícias |

Com o País em ritmo de crescimento, a área de engenharia tem ganhado cada vez mais destaque e é uma das profissões que mais se valorizam no mercado. Até 2020, por causa do cenário econômico bastante otimista, a expectativa é que a busca por engenheiros no Brasil cresça cerca de 15%, revelou pesquisa divulgada no final do ano passado. E entre ao anos 2000 e 2010, a procura por estes profissionais cresceu 7,8%, o que fez com que a taxa de engenheiros contratados saltasse de 20%, no início da década, para 38% no fim de 2010. A expectativa é que a área de petróleo e gás deverá registrar um maior aumento na busca por engenheiros.

Hoje, 10 de abril, é comemorado o Dia da Engenharia. A profissão reúne 35 áreas de atividade e contribui para o crescimento e desenvolvimento do País e do Estado do Ceará. Nesta data, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), destaca as vantagens que essa atividade trouxe para a vida humana em sociedade. “Ciência e matemática se unem com o propósito de resolver problemas e criar estruturas que facilitam e, muitas vezes, revolucionam completamente a vida humana. Edifícios, máquinas, computadores e até avanços em áreas como a genética se devem à engenharia”, afirmou a presidente do Senge, Thereza Neumann.

No Ceará, o trabalho do engenheiro é cada vez mais necessário, já que o Estado se tornou um dos principais alvos dos projetos estruturantes previstos para o País. A instalação da siderúrgica, dentre outros empreendimentos em curso, e as obras de infraestrutura voltadas à Copa do Mundo, além do programa de habitação popular do governo federal Minha Casa, Minha Vida, ampliaram a demanda por mão de obra especializada. “A profissão vem ganhando cada vez mais espaço e a sociedade sabe de sua importância para o desenvolvimento. No Senge, a valorização e o trabalho em prol do reconhecimento desses profissionais estão entre os focos de atuação da entidade”, disse Thereza

FONTE: JORNAL O ESTADO