Biofarmacêutica: Abbvie inicia operação no Brasil

Notícias |

A AbbVie anuncia o início de suas operações no Brasil como empresa biofarmacêutica independente, tendo recebido a aprovação legal de sua separação da Abbott Brasil. “A AbbVie Brasil nasce com o compromisso de contribuir para melhorar e proporcionar um grande epositivo impacto na vida dos pacientes”, afirma José Antonio Vieira, presidente da AbbVie no Brasil.

A AbbVie combina o foco e a paixão de uma empresa de biotecnologia de ponta com a experiência e a estrutura de uma empresa farmacêutica consolidada. Globalmente, a AbbVie é uma empresa de 25.000 colaboradores, com receita anual de US$ 18,79 bilhões (2013), o que demonstra seu forte compromisso com pacientes em mais de 170 países onde os seus produtos estão disponíveis.

“O Brasil é um mercado chave, posicionando-se entre os sete principais para a companhia fora dos Estados Unidos. ” “A AbbVie traz um portfólio importante de medicamentos, um pipeline de produtos em desenvolvimento bastante atraente e uma equipe entusiasmada e concentrada em provocar um impacto notável nas vidas dos pacientes”, afirma Santiago Luque, vice­-presidente da AbbVie para América Latina.

BUROCRACIA NO BRASIL

Questionado, pela reportagem do O Estado, sobre a burocracia que envolve o processo de homologação de novos medicamentos no Brasil, em comparação com o tempo do mesmo processo em outros países, o presidente da Abbvie afirmou que a burocracia brasileira é um fato. “O dossiê para homologação de farmacos é exatamente o mesmo, salvo alguns detalhes, aqui [no Brasil] ou fora”, mas aqui, a demora é muito maior.

ALTOS PREÇOS DE MODICAMENTOS
Em 2013, os brasileiros foram surpreendidos pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), formada por representantes de vários ministérios, autorizou reajustes nos preços dos remédios. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem e estabeleceu três níveis de aumentos: 2,7%, 4,51% e 6,31%. O maior percentual corresponde à inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), no acumulado de 12 meses encerrados em fevereiro. O último reajuste, ocorrido no fim do primeiro bimestre de 2012, foi de 5,85%.

O governo usou o critério da participação dos genéricos no mercado de medicamentos para definir o percentual das três faixas.

De acordo com José Antônio Vieira, seria injusto afirmar que a alta de preços de medicamentos no Brasil é um problema político quando existe iniciativas federais de programas de acessibilidade como a promoção de genéricos, por exemplo.

DNA ABBVIE

Como empresa biofarmacêutica, a AbbVie adota um modelo empresarial criado com base em portfólio abrangente de medicamentos líderes em seus segmentos e que atualmente tratam uma ampla gama de doenças, incluindo doenças autoimunes (como artrite reumatoide, doença de Crohn, psoríase), HIV, Doença Renal e infecção causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) entre outras.

Globalmente, a AbbVie foi criada em 1o de janeiro de 2013, a partir de um processo de separação da Abbott. Anteriormente, era parte da Abbott, sendo conhecida de PPD Proprietary Pharmaceuticals Division (Divisão de Produtos Farmacêuticos Patenteados). No Brasil e em algumas partes do mundo, por diferenças específicas de processo regulatório, a data da separação das duas empresas aconteceu em períodos distintos.

As principais áreas para Pesquisa e Desenvolvimento da AbbVie são Imunologia, Doenças do Fígado,Oncologia, Doença Renal,Neurociência e Doença da Mulher. Hoje, o programa de pesquisa e desenvolvimento da AbbVie abrange:

• Um foco especializado, com 30% do programa de pesquisa e desenvolvimento dedicado a medicamentos biológicos.

• 10 programas em fase de registro ou estágio final/fase III de desenvolvimento clínico, com potencial para tratamento de Hepatite C, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, vários tipos de câncer e endometriose.

• Vários programas de P&D em estágio intermediário, em fase de transição para as etapas finais de testes clínicos.

• Um programa inicial de desenvolvimento que inclui dezenas de compostos.

• 4.500 cientistas atuando em diferentes campos de P&D, com a missão de avançar nas pesquisas nas áreas principais da companhia.

Recentemente, a AbbVie criou um novo avançado Centro de Qualidade, em São Paulo, que abriga tecnologias sofisticadas para análise e testes de controle e revalidação de qualidade de medicamentos farmacêuticos. Por meio da operação local da AbbVie, o Brasil fará parte de estudos de Fase II e III em Imunologia, Nefropatias Diabéticas, Saúde da Mulher e Oncologia. A AbbVie Brasil também conduzem 2014 estudos locais para mapear determinadasdoenças e compreender sua prevalência ecaracterísticas no país, emáreas como doenças respiratórias, incidência de VSRem crianças e bebês prematuros, prevalência de comorbidades associadas a psoríase e Hepatite C, entre outras.

A AbbVie colabora com entidades públicas e privadas profissionais de saúde e organizações de pacientes para melhor entender as necessidades e contribuir para aprimorar serviços a pacientes, educação medica continuar, prevenção e detecção precoce de doenças.

Exemplos de programas sociais e educacionais no Brasil:

•Operação Sorriso: doação de medicamento e apoio às atividades da Operação Sorriso ao redor do mundo e no Brasil. A Operação Sorriso é um entidade filantrópica internacional, dedicada a oferecer cirurgia reconstrutiva, segura e eficaz, e acompanhamento medico para crianças com lábio leporino e fenda palatal. Até o momento, a Operação Sorriso realizou 56 missões no pais, atendendo cerca de 10 mil pacientes de diferentes cidades brasileiras.

•“Ciência sem Fronteiras”-­? Patrocínio de 9 estudantes universitários brasileiros para estágio no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da AbbVie em Chicago, EUA, em áreas como Descoberta Científica, Desenvolvimento Científico e de Novos Medicamentos, como parte de contribuição da empresa às ações do Governo Federal ao programa“Ciência sem Fronteiras”.

•Campanhas educacionais sobre doenças complexas, em parceria com sociedades médicas, para aumentar o conhecimento sobre doenças que têm grande impacto na vida de seus pacientes, como Psoríase, VSR, Doença Renal Crônica e Doenças Inflamatórias Intestinais.

•Patrocínio de guia médico sobre tratamento e manejo de comorbidades em pacientes com HIV, contribuindo para a educação médica continuada e com a atualização sobre as mais recentes normas de tratamento em HIV (em parceria com Instituto Emílio Ribas).

•Patrocínio de guias/cartilhas para pacientes e público em geral sobre HIV e doenças sexualmente transmissíveis, com foco em adultos jovens, grupo em que a transmissão continua crescente, em parceria com ONG de educação na área.

•Science +You (“Ciência + Você): patrocínio de exposição interativa, no Brasil, com o objetivo despertar o interesse pela ciência em crianças de 3 a 7 anos de idade, em parceria com Secretaria da Cultura da Prefeitura de S. Paulo. Em cerca de 1 mês (2013), a exposição recebeu mais de 3,000 crianças visitantes.

FONTE: JORNAL O ESTADO