Ceará irá produzir biogás proveniente de lixo

Notícias |

O Governo do Ceará vai estimular a produção de biogás gerado nos aterros sanitários e usinas de tratamento de resíduos e efluentes. Também denominado de biometano, o Gás Natural Renovável (GNR) é produzido em estações de tratamento de águas residuais, aterros sanitários ou em biodigestores, que purificado substitui o gás natural tradicional e o gás liquefeito de petróleo (GLP) em todas as suas aplicações.

O projeto foi aprovado na última quinta-feira, 9, pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), durante a 227º reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Coema. Na ocasião foi aprovada ainda a licença prévia para dois novos loteamentos no Estado.

Com a aprovação do projeto de biogás, o Ceará sai na frente dos estados nordestinos, buscando incentivar a utilização de fontes alternativas de energia, segundo a coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável do Conpam. Estudo preliminar garante a viabilidade ao projeto de captura do gás metano existente nos aterros de Caucaia, Maracanaú e Eusébio, além de Fortaleza.

De acordo com o documento aprovado, o GNR produzido no Ceará e adquirido pelas empresas distribuidoras de gás para fins industriais deverá atender a todas as condições e especificações técnicas previstas na Resolução n° 16, de 17 de junho de 2008, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível – ANP, nos termos da legislação federal.

FONTE: JORNAL O POVO