Ceará se destaca pelo potencial econômico

Notícias |

A expansão de supermercados e shopping centers em Fortaleza são alguns exemplos de como a economia cearense cresce a passos largos. Entre 2006 e 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste foi maior que a média nacional. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no setor supermercadista, a região obteve um crescimento de 19,7% no número de vendas, enquanto que o restante do País apresentou uma evolução de apenas 5%.

As cifras são, em boa parte, devido ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D. Outra pesquisa divulgada, recentemente, pela Serasa Experian mostrou que a inadimplência do consumidor no mercado varejista fechou 2013 com queda de 2%, o primeiro recuo em 14 anos. Para o consultor Domingos Cordovil, da empresa Cordovil Consultores, as empresas devem estar atentas às tendências do mercado para conquistar o consumidor.

Cordovil destaca que, atualmente, o varejo vivencia um acelerado processo de transformação, e que as mudanças podem ser compreendidas quando se observa a inserção da mulher no mercado de trabalho, o crescimento no número de idosos, o aumento do trânsito e a ‘busca por conveniência’, ocasionada pela falta de tempo que o consumidor tem para realizar suas compras. Além disso, acrescenta o consultor, esse cliente está nas redes sociais e acessa diversos canais de comunicação. “Tendo em vista essa realidade, é fundamental que as empresas saibam atender a este novo perfil. Os produtos são parecidos, os preços similares, a qualidade se aproxima, então, o que fará a diferença, na hora da compra, é o atendimento da equipe. Portanto, a maior arma é investir nas pessoas”, orienta Cordovil.

CAPACITAÇÕES

Segundo a Associação Brasileira de Ensino à Distância (ABED), as empresas brasileiras investem, anualmente, mais de R$ 60 milhões em treinamento para funcionários. A cifra é ascendente, porém, ainda inferior aos investimentos internacionais em qualificação, estima-se que os Estados Unidos aplicam mais de US$ 171,5 bilhões em educação e desenvolvimento, conforme dados da Sociedade Americana de Treinamento e Desenvolvimento.

No Ceará, a demanda por palestras e convenções de vendas saltou para 40% este ano, quando comparado a igual período de 2013, segundo a Cordovil Consultores. “Estamos sendo contratados para treinamentos nos mais diversos tipos de empresas, desde grandes indústrias, redes de supermercado, farmácias a construtoras e escritórios de advocacia”, afirma Cordovil. Somente neste mês de janeiro, são 12 convenções de vendas agendadas no Estado, o que demonstra, segundo o consultor, que as organizações cearenses não querem esperar passar o Carnaval para começar trabalhar. “Estamos em um ano de Copa e muitas empresas estão criando metas elevadas para julho, campanhas internas de premiação, ações junto aos consumidores e programas para capacitação interna”, complementa.

A qualificação é fundamental para o crescimento das organizações. A atuação das equipes é reflexo da capacitação e reconhecimento de habilidades desenvolvidas dentro da própria empresa que, quando bem trabalhada, pode evoluir e impactar diretamente no lucros e resultados. “Outro ponto importante a ser ressaltado é que as pessoas só estarão comprometidas com os clientes, e com os resultados organizacionais, se elas se sentirem pertencentes a um grupo maior, com metas de crescimento, e que o seu trabalho seja significativo para que a empresa atinja os seus objetivos”, pondera Cordovil.

Desenvolvimento regional e tendências de mercado

Segundo o boletim regional do Banco Central (BC) expedido no ano passado, entre os meses de dezembro de 2012 e fevereiro de 2013, o Nordeste apresentou o melhor crescimento no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), com 2,1%. Na região, o Ceará liderou o crescimento. Somente em 2012, o Estado registrou uma taxa de crescimento de 3,7% do PIB, ultrapassando a Bahia (3,1%) e Pernambuco (2,3%). As regiões Centro-Oeste e Sudeste, consideradas polos econômicos nacionais, registraram 1,4% de expansão cada uma. A região Sul teve um índice de 1% para o trimestre encerrado em fevereiro do ano passado. Já o pior desempenho ficou por conta da região Norte, que registrou crescimento de apenas 0,2%.

Visando a propagação do varejo no Ceará, os quatro líderes em supermercados – Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e GBarbosa – que, juntos, faturam anualmente cerca de R$ 122 bilhões, estenderam suas redes no Estado. Segundo o último ranking da ABRAS, a rede Walmart possuía, em 2007, somente duas lojas em Fortaleza. Atualmente, o grupo possui 10 grandes supermercados, distribuídos na capital e em cidades como Maracanaú e Juazeiro do Norte.

A exemplo dos supermercados, os shoppings centers também estão se expandindo em Fortaleza. Até 2008, a cidade tinha apenas cinco shoppings. Em 2013, foram inaugurados dois estabelecimentos e estão sendo construídos mais outros dois – um deles no município de Eusébio -, além da expansão do Shopping Iguatemi. Dessa forma, nos próximos anos, o Nordeste deve ultrapassar o Sul do País, e se transformará no segundo maior mercado regional de shopping centers do Brasil, ficando atrás, apenas, do Sudeste, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Em 2012, as lojas instaladas na região sulista faturaram R$ 19,1 bilhões contra R$ 14,4 bi dos estabelecimentos nordestinos. O faturamento nacional fechou a cifra de R$ 119,5 bi. Só no Sudeste o montante chegou a R$ 70,6 bilhões, conforme a entidade.

FONTE: JORNAL O ESTADO