Ford inaugura 1ª fábrica de motores do NE

Notícias |

Em Camaçari (BA) o investimento será de R$ 400 milhões para produzir 210 mil motores/ano

Na ocasião, a Ford mostrou o Novo KA sedan que terá o motor fabricado pela unidade

Localizada na região metropolitana de Salvador, a instalação da unidade fabril de motores é a pioneira na região nordestina. O novo empreendimento da montadora norte-americana ocupa, no complexo da empresa inaugurado em 2001, um prédio de 24 mil m² e recebeu, segundo a Ford, uma injeção de cerca de R$ 400 milhões.

O novo espaço produzirá motores flex 1.0 e de três cilindros, que é considerado mais moderno e com melhor desempenho e economia do que o de quatro cilindros, presente na maioria dos carros atuais. O motor de três cilindros foi confirmado para o novo Ka, o Ka Concept, apresentado pela Ford no final de 2013, e que será lançado no segundo semestre de 2014.

“Esse é o motor apropriado para vários carros. Ele tem potência, torque até para carros maiores. Mas nossa intenção é usar apenas este motor para o Ka”, explicou o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford para América do Sul, Rogelio Golfarb. Segundo ele, o motor também é produzido na Alemanha, China e tem 85 cavalos de potência.

Objetivo

A nova fábrica abastecerá a linha de veículos produzidos pela Ford no Brasil. A expectativa é de que sejam montados 210 mil motores por ano.

“Estamos fazendo as unidades-piloto e acreditamos que até o final do ano ela já esteja em pleno vapor. A fábrica vai crescendo gradualmente a produção”, completou Rogério.

O centro de produção inaugurado conta 40 robôs, 34 centros de usinagem, além de 100% dos equipamentos interligados por wi-fi. No mercado, de acordo com a montadora, é a primeira fábrica no Brasil a utilizar o processo Mínima Quantidade de Lubrificantes (MAL) em 100% dos centros de usinagem.

Segundo a Ford, o espaço destinado a produção é completo, uma vez que produz o bloco e o cabeçote usinados do moto e faz a montagem final do produto.

Na coletiva, segundo informações do governo estadual, a fábrica de motores gerou 300 empregos diretos, sendo que 90% deles baianos. Os trabalhadores passaram por 380 mil horas de treinamento especializado.

A cerimônia de inauguração na Bahia começou por volta das 11h e contou com a presença também do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do presidente da montadora no Brasil, Steven Armstrong, e do Ministro dos Transportes, Cesar Borges.

Após apresentar a versão hatch do Ka Concept em 2013, a Ford mostrou no dia 3 de fevereiro de 2014, o modelo sedan do novo Ka. Mas dessa vez, todo montado. Coincidência ou não, os veículos foram produzidos “do zero” em Camaçari, assim como serão os motores. “Dois carros globais foram anunciados aqui dentro e agora um motor global anunciado. Ultrapassamos muito em ser uma fábrica automotiva. Somos um centro de desenvolvimento de produtos”, disse o governador da Bahia durante a cerimônia de inauguração na quarta-feira passada”.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE