Projeto define áreas estratégicas para Ceará

Notícias |

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) realiza, hoje, em São Gonçalo do Amarante, o penúltimo painel com especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará. O evento realizado na mesorregião Norte, acontecerá no Taíba Beach Resort, com aproximadamente 40 representantes dos setores produtivos, governo do Estado, Universidade e terceiro setor. O último painel do projeto será realizado na próxima sexta-feira (28), em Fortaleza. Em maio, será divulgada a publicação com os setores e áreas estratégicas escolhidas em todas as sete mesorregiões.

O Projeto Portadores do Futuro quer construir uma visão de futuro para a indústria cearense, em um horizonte temporal de dez anos, mapeando as atividades produtivas alinhadas às tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o nosso desenvolvimento econômico. O Ceará é o primeiro estado do Nordeste, terceiro do País, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Em solo cearense, quem promove o projeto é o Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), da Fiec.

A metodologia de trabalho compreende ainda estudos de base sobre a economia e a indústria e também sobre tendências tecnológicas, sociais, e industriais internacionais. Estes estudos estão prontos e servirão de subsídio para a realização de painéis regionais compostos por formadores de opinião de cada região. Assim, será possível identificar setores e tendências tecnológicas que poderão se tornar alvos de estratégias e ações antecipadas para cada região, por meio de Rotas Estratégicas, com o objetivo de situar o Estado em posição competitiva de destaque, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, com maior igualdade regional.

FONTE: JORNAL O ESTADO