Retail´s Big Show 2014, em Nova York, conta com 1.736 participantes do Brasil.

Notícias |

A maior delegação do mundo em participantes do Retail´s Big Show 2014, em Nova York, é a brasileira, com 1.736 participantes, sendo os integrantes da comitiva da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) o maior destaque, reunindo 348 pessoas. A constatação é que o mercado brasileiro se integra cada vez mais à economia global, o que foi comemorado pelo presidente da CNDL, Roque Pelizzaro.

Os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Freitas Cordeiro, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Honório Pinheiro, estão conferindo os principais estandes do evento.

Regiane Relva Romano, CEO da Vip-Systems, companhia que presta consultoria para a CNDL, definiu o que os 27 mil participantes de todo o mundo estão encontrando na feira da chamada National Retails Federation (NRF) – Federação Nacional do Varejo nos EUA – uma grande oportunidade de “relacionamento” entre representantes do setor em âmbito global. Além disso, é a chance de ver as tendências para a nova era do varejo, como a “gameficação”, que traz diversão ao momento da compra.

Meios de pagamento

Sem deixar de alertar os lojistas ligados à CNDL para terem olhos abertos para as redes sociais, ela lembrou que se constata na Retail´s Big Show 2014 que “vamos assistir a uma nova ruptura nos meios de pagamento” com o uso da tecnologia. Haverá uma difusão cada vez maior do pagamento por celular.

Identificação de produtos

Além disso, o chamado RFID, mecanismo de identificação por radiofrequência, substituindo o código de barras, já aparece em grandes redes varejistas. As poucos, observa Rejane, as novas tecnologias e ferramentas se materializam no consumo. Por exemplo, em uma cesta de compras o leitor ótico registra de uma só vez todos os produtos que irão passar no caixa, se traduzindo em praticidade para o consumidor e segurança para o lojista.

Nos 200 mil metros quadrados de feira no Jacob K. Javits Convention Center, incluindo no estande do Brasil, que reúne dez empresas nas áreas de consultoria em gestão e tecnologia, a chance é de se atualizar.

Lá estão ícones do mercado, como Intel, Toshiba, IBM, Amazon, Cisco, Motorola e tantos outros. Os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Freitas Cordeiro, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas (FCDL), Honório Pinheiro, estão conferindo os principais standes do evento.

Balanço

Ao fazer um apanhado do que a Retail´s Big Show apresentou até agora, Freitas Cordeiro ressaltou que “fica a certeza que o varejo é o segmento que interage diretamente com as pessoas e o que temos que trazer para esse ambiente é a emoção. A tecnologia vem para auxiliar nessa relação”. Segundo acrescentou o empresário, “pensou-se que ela (a tecnologia) ia afastar esse lado do relacionamento, mas isso não ocorreu, pois é da essência do homem”.

O estande do Brasil na feira, no Jacob K. Javits Convention Center, reúne dez empresas nas áreas de consultoria em gestão e tecnologia

Humanização

Ele acredita que “os ambientes de loja vão ser humanizados e é nestes lugares onde vai haver mais sucesso, onde as pessoas se sintam bem, onde elas possam se encontrar e até comprar. O colaborador tem que ser vibrante e gostar do que faz, além de olhar para o consumidor, sem chegar com o objetivo imediato da meta da venda”. Em sintonia com esse cenário, “a tecnologia continua, mas ela tem que ser aliada na nossa vida, para nos dar prazer, conforto”, assinala.

Diferenciais

Quem encontrar formas de se diferenciar também certamente se destacará no mercado, completa o presidente da CDL Fortaleza, lembrando que por exemplo que, “se o cliente está na fila e alguém engraxa seu sapato, você até esquece a fila. Outra forma de serviço é o caixa vir até a mim, não precisa ficar na fila. É humanização, valorização. Quando eu parto pra isso eu trago a fidelização do consumidor, que é o sonho de todo mundo”, conclui Cordeiro.

Retail´s BIG Show

27 mil participantes
1.736 participantes brasileiros, sendo 348 ligados à CNDL (incluindo o Ceará)
200 mil metros quadrados de feira
520 provedores de soluções
52 palestras de expositores Big Ideas
10 áreas para palestras
6 lounges
3 pavilhões

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE