SIDERÚRGICA EM CAUCAIA

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A siderúrgica projeta alcançar produção de 60 mil toneladas/ano de malhas ainda neste semestre

Já foram iniciados os testes de máquinas do primeiro módulo da Siderúrgica Latino-Americana (Silat), em instalação em Caucaia. O empreendimento já teve a energia conectada à subestação da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e tem estimativa de iniciar a sua produção entre o fim deste mês ou início do próximo. A carga inicial de matéria-prima já chegou da China e, desde terça-feira, encontra-se no site da siderúrgica.

O primeiro módulo da Silat, que está com toda sua estrutura física montada, consiste na fábrica de malhas eletrosoldadas, que produzirá telas e treliças para atender à construção civil.

Calibragem

No momento, as máquinas da unidade estão sendo calibradas. De acordo com o diretor-presidente da Silat, Luiz Eduardo Moraes, a primeira carga de matéria-prima foi composta de cinco mil toneladas de fio-máquina, que desembarcaram do país asiático há duas semanas e, nesta, foi concluído todo o desembaraço de sua importação na alfândega.

“Existem outras cinco mil toneladas que ainda irão chegar da China, que devem desembarcar ao longo deste mês ou início de maio”, adianta Moraes.

Capacidade produtiva

A capacidade de produção da fábrica é de 60 mil toneladas/ano de malhas, volume que, espera Moraes, deverá ser alcançado ainda neste semestre.

“Os ajustes de máquinas nesta unidade ocorrem em menos tempo que o laminador, que está em obras e representa 90% do empreendimento”.

O fio-máquina que está sendo importado será o produto final do laminador de aço que está sendo instalado, assim como os vergalhões. A capacidade desta segunda unidade será de 600 mil toneladas anuais.

Importação

“Enquanto o laminador não está pronto, estamos importando o fio-máquina e, no momento, o mercado que apresentou os preços mais atrativos para o produto foi a China”, esclareceu o diretor-presidente. Segundo ele, o laminador deverá iniciar sua produção entre agosto e setembro deste ano. “As obras da estrutura de concreto já estão bem avançadas e já estamos na fase de montagem da estrutura do laminar”, informa. Atualmente, cerca de 120 pessoas trabalham na obra.

Perfil

A Silat é uma laminadora do grupo espanhol Hierros Añon, em parceria com o governo estadual e iniciou suas obras em janeiro do ano passado, em uma área de 148 hectares no quilômetro 32 da rodovia BR-222, em Caucaia, dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

O empreendimento será implantado em três etapas. Nesta primeira, que inclui as duas fábricas (de malhas eletrosoldadas e o laminador de aço), estão sendo investidos R$ 232 milhões, que contam também com participação societária do governo estadual, através da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), com 10% do empreendimento.

A segunda etapa da Silat prevê a produção de chapas laminadas, sendo 700 mil toneladas por ano. O orçamento para a instalação desta fase é de cerca de R$ 700 milhões. Por fim, a terceira fase contemplará uma aciaria, que produzirá o tarugo, matéria-prima para a laminação de aços longos.

FIQUE POR DENTRO

No que consiste o processo de laminação?

O ato de laminar significa chapear ou reduzir (o metal) a lâminas com auxílio de um laminador. A definição é do dicionário Michaelis, versão online.

A Silat trabalha com a técnica de laminação, que pode ser definida como um processo de conformação de metais. À medida que estes passam por entre rolos giratórios, são comprimidos, têm sua espessura diminuída e seu comprimento, aumentado. Além de oferecer alta produtividade, o método possibilita a obtenção de uma variedade de formas e pode ser realizado com alta temperatura (laminação a quente) ou à temperatura ambiente (laminação a frio).

O intuito é fornecer peças semi-elaboradas para fabricantes que as utilizam como matéria-prima na fabricação de vários tipos de produtos.

O laminador de aço que está sendo instalado pela empresa produzirá fios-máquina e vergalhões. O primeiro se trata de produto não plano laminado a quente, que é geralmente fornecido em rolos. Os cabos de aço utilizados para elevação, transporte ou reboque, por exemplo, são constituídos por dois ou mais fios desse tipo. Já os vergalhões, são barras de aço de diferentes diâmetros e resistências, utilizadas como parte integrante do concreto armado.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE