ZPE terá nova indústria e portão de escoamento

Notícias |

Um novo gate está em obras na ZPE, a fim de dar vazão à quantidade de veículos de carga que hoje entram e saem da zona

A ZPE Ceará, administradora da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, acaba de fechar as negociações para a instalação de uma nova indústria em sua área. Prestes a completar um ano desde que foi alfandegada, a zona terá ainda um novo portão para escoamento de mercadorias, para dar conta do aumento na movimentação de cargas que vem recebendo.

O diretor-presidente da ZPE Ceará, César Ribeiro, afirma que o nome da nova indústria que se integrará às três já confirmadas na zona ainda não pode ser divulgado. “Temos um acordo com a empresa para não dar mais detalhes, até porque ela também tem uma estratégia de divulgação. Mas isto deverá ser informado entre março e abril”, explica, sem adiantar em que atividade industrial a nova empresa atua.

Segundo ele, ainda serão feitos alguns ajustes no projeto industrial, que ainda deverá passar por aprovação no Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). “Mas, no que tange à ZPE Ceará, já foi tudo aprovado”, afirma, acrescentando que a expectativa é de que o início das obras da nova planta se dê ainda neste semestre.

Novo ‘gate’

Ribeiro informou ainda que já está em obras um novo gate que dará vazão à quantidade de veículos de carga que hoje entram e saem da ZPE. A movimentação atual é de 80 caminhões por dia. “O novo gate vai melhorar a nossa operação e dará mais eficiência”, justifica. A previsão é que, em abril, o novo portão esteja operando. Ele será utilizado para a saída dos caminhões vazios e para a entrada de veículos para coleta de contêineres vazios.

O chamado Gate 2 será administrado pela ZPE Ceará, que fará o monitoramento, controle e segurança dos caminhões, com o acompanhamento da Receita Federal. Para isso, ela também irá contratar mais funcionários quando o portão estiver em operação. As obras estão por conta da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em instalação na zona do Pecém.

Segunda empresa a confirmar sua instalação na ZPE cearense, a Vale Pecém deverá começar a sua implantação em maio. Parte dos equipamentos para o empreendimento chegou em outubro passado no Estado e já se encontra na ZPE. Orçada em US$ 98 milhões, a unidade será responsável por fornecer minério de ferro para a CSP.

Negociação

Já a Durametal está, no momento, em processo de negociação com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece) da área em que será instalada na ZPE.

Após definida essa localização, o projeto industrial do empreendimento será levado para aprovação na CZPE. Com investimentos da ordem de R$ 141,12 milhões, a Durametal irá produzir peças automotivas e peças fundidas para geradores de energia eólica.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE