Feira de tecnologia e calçado poderá retornar

Notícias |

A feira de Tecnologia e Calçados do Ceará (Fetecc), realizada até 2011, em Juazeiro do Norte, como forma de fortalecer e evidenciar o potencial calçadista da região, poderá ser resgatada. Pelo menos esse é o apelo que o município vem fazendo junto ao governo do Estado, sobretudo por tratar-se de um dos principais polos de calçados do Brasil. Recentemente, um grupo de empresários do município participou da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), em São Paulo, representando a indústria local.
Os 30 dirigentes de empresas juazeirenses participaram da 47ª edição da Francal, de 6 a 9 deste mês, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O evento contou com a abertura do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Juazeiro estava representado com um estande coletivo dos fabricantes de calçados, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Município.
PRODUÇÃO
“Alem de conhecer novas tecnologias e desing em calçados dentro da moda verão, os empresários locais mostraram suas peças: bolsas, carteiras, cintos e outros artigos, com interesse em fechar negócios a curto e longo prazos”, afirma o presidente do Sindicato dos Industrias de Calçados e Vestuários de Juazeiro do Norte e região (Sindidústria), Antônio Mendonça, secretário de de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte. A iniciativa contou com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará(Sebrae-CE) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Para Mendonça, trata-se de uma boa oportunidade de divulgar Juazeiro do Norte, a produção local e fomentar negócios. São mais de 50mil lojistas e profissionais do setor de todo o País e cerca de mil compradores internacionais, oriundos de 70 países visitando a feira. Destaca, ainda, a importância no que se refere aos espaços temáticos, palestras e workshops sobre aspectos que compõem a cadeia calçadista.
O secretário e o prefeito, Luiz Ivan, solicitaram ao governo estadual apoio para fortalecer o setor , com o retorno da feira a Juazeiro. Porém, um dos principais entraves está justamente em alcançar a dimensão que o setor tomou. Realizado em todas as edições no Palácio da Microempresa, o espaço físico acabou se tornando pequeno para os equipamentos e insumos expostos aos fabricantes locais e de outros estados.
Há três anos sem ser realizada, a Fetecc chegou a contar com grande público e compradores não apenas da região e do Ceará, mas de outros Estados, que vinham compartilhar os principais lançamentos e tecnologias do segmento. A idéia é que a feira assuma caráter internacional, em um espaço de pelo menos 10 mil metros quadrados.
O secretário lembrou que, na ultima edição, em 2011, já foi possível acolher expositores da China e da Europa em Juazeiro do Norte. Mendonça considera fundamental o apoio do governo do Estado e considera até a possibilidade de utilização do Parque de Eventos Padre Cícero para sediar o evento.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE