Wap investe R$ 2,5 mi em produção no Ceará

Notícias |

Meses após entrar no mercado de eletroportáteis, a cearense Wap vai passar a fabricar toda sua linha de liquidificadores na matriz da indústria que mantém em Eusébio a partir do próximo mês. O grupo, que até então importava esses produtos da China, investiu R$ 2,5 milhões na nacionalização dos moldes dos artigos para incrementar a produção da fábrica, com ritmo de fabricação previsto em 30 mil peças ao mês.
De acordo com o gerente comercial da empresa, Marcio Macedo, o mercado no setor de eletroportáteis no Nordeste ainda está crescendo, apesar das dificuldades do desaquecimento econômico que começaram a aparecer com mais intensidade. Ele apontou que o investimento na produção local também deve gerar novas vagas de emprego.
“Se eu vou produzir no Brasil, eu preciso de uma linha a mais, preciso contratar mais pessoas, mas vai depender dos processos burocráticos”, ponderou.
A breve experiência do grupo no mercado de eletroportáteis, com o lançamento da linha Dora no início do ano, foi avaliada pelo gerente como positiva e que a intenção da marca é ampliar a produção.
Crescimento de 20%
Segundo Macedo, a empresa planeja manter o crescimento de 20% do faturamento em relação ao do ano passado e, nesse ponto, as vendas dos eletroportáteis têm feito a diferença.
Já em relação à linha de ventiladores, também fabricada em Eusébio, o gerente ainda informou que a produção anual dos itens deve fechar 2015 com 1,2 milhões de unidades. Ele apontou que a produção dos artigos devem crescer de acordo com os clientes. “Fizemos uma previsão e, se for concretizada, vamos fazer contratações”, disse, sem informar detalhes.
Alternativas
Para contornar os efeitos da crise, a empresa tem apostado na entrada em novos mercados: neste ano, ela começa a entrar no de ferramentas elétricas, com furadeiras, parafusadeiras e outros equipamentos importados.
“É um nicho que detectamos em que temos uma oportunidade muito grande de penetração”, apontou Macedo, destacando que a ampliação do leque de clientes tem como objetivo aumentar o faturamento.
Avaliação de mercado
Os produtos foram lançados na feira de tecnologia e negócios Eletrolar Show, encerrada ontem em São Paulo. “Nós estamos entrando (nesse mercado) em uma hora boa, porque no segmento em que estamos entrando, há praticamente só dois concorrentes diretos. Acho que a gente vai entrar bem com um produto bem posicionado de preço, de característica e de qualidade”, destacou.
A marca procurou também reforçar a presença no segmento de ventiladores, onde atua com a venda de produtos para uso doméstico, a partir do lançamento de uma linha de produtos com fim industrial, de ferro. “Essa linha de ventilação industrial vai permitir que a gente ataque outros nichos de mercado”.
No mercado de máquinas de pressão e de aspiradores, principais artigos da Wap, o gerente apontou a existência de um crescimento significativo das vendas nas regiões Nordeste e Norte, o que incentivou o lançamento de novos produtos da linha. “Mas esse crescimento foi pontuado em novos clientes”, afirmou.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE